GarBot, o robô que coleta resíduos desenvolvido por alunos da UniRitter

Um robô que recolhe e realiza a seleção do lixo num parque. Parece uma cena de filme de ficção científica, não? Afinal, como uma estrutura de circuitos e metal poderia ver aquele cigarro no chão ou a garrafa plástica na grama do parque em você vai todo dia? Uma equipe multidisciplinar de alunos da UniRitter resolveu aliar a tecnologia com a sustentabilidade para tornar essa ideia real. E o resultado deste trabalho foi o GarBot.

A união das palavras garbage (lixo, em inglês) com robot (robô) foi a inspiração para o nome do robô coletor de resíduos desenvolvido pelos acadêmicos. O GarBot coleta quatro tipos de lixo: vidro, papel, plástico e metal. Após uma primeira fase, em que o robô funcionava a partir de controle remoto manual através de controles joystick de vídeo game, o robô evoluiu para realizar o recolhimento dos resíduos de maneira autônoma.

“Por meio de sensores, ele consegue identificar o que deve ser jogado na lixeira. Futuramente, ele pode até atuar aqui nos campi da UniRitter ou em parques”, destaca Jean Carlos Pereira, um dos integrantes da equipe.

A equipe, formada pelos estudantes Jean Carlos Pereira (Engenharia Elétrica), Leonardo Murillo (Análise e Desenvolvimento de Sistemas), Leandro Guilhermano (Engenharia de Produção) e Josias Werly (Design de Games), se uniu para participar da Competição de Robótica da Rede Laureate International Universities.  E após triagens, foi selecionada junto a outros cinco projetos de instituições de diversos países para participar da competição, que acontece entre os dias 8 e 11 de maio, em Salvador (BA).

Um comentário sobre “GarBot, o robô que coleta resíduos desenvolvido por alunos da UniRitter

1. É notável como o potencial de inovação que existe em nossos cursos técnicos e universitários é grande e pode trazer muito ao nosso estado. Espero que projetos como esses se multipliquem e ganhem mais destaque, especialmente da iniciativa privada, que o GarBot seja o início de várias ferramentas que tragam melhorias e renda para nossa sociedade!
    Boa sorte na competição!