Dicas para falar em público

Você já ouviu aquela frase: “o corpo fala”? Além de ser um livro de referência sobre linguagem corporal, algumas pesquisas já comprovaram que o grande impacto de uma comunicação não é verbal.

TOP 6 dicas para falar em público

Para algumas pessoas, esse momento de falar em público é um grande desafio, mas com algumas dicas de postura, é possível utilizar os movimentos corporais ao seu favor e conquistar a plateia durante as suas apresentações:

1) ROTEIRO

Organize as suas ideias e selecione o conteúdo que deseja falar. Alguns métodos podem ser aplicados nesse momento, como os mapas mentais, que ajudam no processo de roteirizar sua palestra ou  apresentação de forma ordenada;

2) ROUPAS

Uma ótima recepção aos ouvintes começa com roupas, sapatos limpos e higiene pessoal. Vista algo com que se sinta confortável e que não distancie muito da realidade da plateia. E, muito importante: SORRIA!

3) CONTATO VISUAL

O apresentador é quem tem a responsabilidade de conduzir tudo. Pesquise sobre o número de pessoas que irá assistir a sua apresentação. Se o grupo for pequeno, tente olhar em direção a todas as pessoas e, em caso de uma plateia grande, a dica é escolher algumas como âncoras, pois assim você direciona o olhar de maneira equilibrada;

4) VOZ E RESPIRAÇÃO

Cuide o tom da voz e procure pronunciar bem todas as sílabas, especialmente as finais. Busque treinamentos de respiração que auxiliam nessa preparação. A calma e a segurança fazem toda diferença.

5) MOVIMENTOS

A gesticulação é importante, mas não deve ser exagerada. Evite deixar as mãos no bolso ou os braços cruzados, sustentar todo o corpo sobre uma das pernas ou andar apressadamente de um lado para o outro;

6) PRATIQUE

Prepare-se para o dia da apresentação. Se possível reúna um grupo de amigos, colegas ou familiares e ouça as críticas sobre a sua performance. Isso também auxilia a controlar sua ansiedade.

Encare todas essas etapas de preparação como um grande aprendizado! Encare esse desafio de falar ao público com tranquilidade e lembre-se de que com o tempo, a prática e experiência dominarão esse obstáculo.

Agora relaxe, prepare-se e boa sorte na sua performance diante do público!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *