Como aprender um novo idioma nos momentos de lazer

Os motivos podem variar, mas aprender um novo idioma é um grande desejo por parte de muitos estudantes. Seja para ouvir melhor aquela música favorita, entender ao pé da letra o diálogo daquele filme que marcou sua vida, se preparar para a viagem de intercâmbio que se aproxima ou para qualificar o currículo na busca por oportunidades. Logo, adicionar um ou mais idiomas ao currículo é uma atitude que só vem para somar. Mas como facilitar o aprendizado de uma nova língua no dia a dia?

Para Rossana Kramer, coordenadora do Centro de Línguas da UniRitter, é indispensável que o aluno insira atividades que estimulem o contato com o novo idioma. Prestar atenção nas falas de programas e filmes legendados, buscar letras de canções, ler notícias ou textos de sites do idioma procurado são algumas das atividades diárias que podem auxiliar o estudante no aprendizado.

“A palavra para o estudo em casa é autonomia. Organizar horários e buscar materiais que facilitem a compreensão do idioma que está sendo estudado exigem pró-atividade do aluno”, destaca.

Outra alternativa é o estudo via aplicativos e sites especializados. As metodologias variam de sites com exercícios de gramática até canais do Youtube com aulas e dicas da pronúncia adequada.

“Procurar diversos sites e aplicativos, com diferentes exercícios que estimulem tanto a leitura quando a compreensão oral, é outra medida que aluno deve tomar. A tecnologia facilitou muito o aprendizado de idiomas”, diz Rossana.

Confira algumas dicas para o aprendizado de idiomas:

App e sites

• BBC Learning English: No bbc.co.uk/learningenglish é possível ter compreensão oral e vocabulário para níveis intermediário e avançado;
  • Duolingo: é um aplicativo para fixar vocabulário.
  • English in Brazil: No site engvid.com ou no canal do Youtube, são dadas aulas e dicas de pronúncia;
  • Listen A Minute: No listenaminute.com são apresentas atividades de compreensão oral, entre outras tipos de ensino;
  • News In Levels: Em newsinlevels.com, é apresentada a mesma notícia em três diferentes níveis;
  • Podcasts in English: No site podcastsinenglish.com trabalha a compreensão oral por níveis;
  • The New York Times: Pelo site nytimes.com ou pelo aplicativo deste conhecido jornal dos EUA, é uma boa alternativa de vocabulários para níveis mais avançados;
  • WordReference.com: No wordreference.com é possível treinar vocabulário, tradução, contexto e áudio das palavras de vários idiomas;

Dicionários:

Gramática:

Para quem precisa de um apoio a mais ou que não consegue estudar sozinho. o Centro de Línguas da UniRitter oferece cursos de idiomas para diferentes níveis. Disponíveis em todos os campi, os cursos contam com aulas presenciais e virtuais que preparam os estudantes para interações em diversas situações. Para este semestre, a novidade é o curso de espanhol. Para mais informações e inscrições, basta clicar aqui para acessar o site.

Um comentário sobre “Como aprender um novo idioma nos momentos de lazer

1. Em minha experiência profissional só posso atestar isso. Sempre fui um pouco autodidata, mas nunca levei nada a sério, acho. Até que comecei a me aprofundar nos estudos da língua espanhola devido a um novo empreendimento meu, relacionado a instalação de dutos para ar condicionado. Como há muito conteúdo em espanhol da fabricante, aprender de verdade o idioma foi importante. Esta dica de usar séries e filmes a nosso favor foi fundamental! Iniciei este ano meus estudos de línguas no Campus Canoas e só pretendo evoluir!