My best place at SFUAD: Fogelson Library

por Mariana Oselame

Difícil escolher só um dentre tantos lugares interessantes aqui dentro da SFUAD (para quem não está familiarizado com a sigla, é como chamamos a Santa Fe University of Art and Design). Me apaixonei pela tela de cinema (Tre Screen), pela Film School e pelos estúdios em que são gravadas séries de televisão. Mas a maior paixão foi pela Fogelson Library! Que lugar!

Fogelson Library, my best place at SFUAD!

O prédio é lindo. Tem janelas amplas, imponentes. A porta da biblioteca é trabalhada, diferente, e nos dá uma ideia de que estamos entrando em um lugar especial. O chão é acarpetado (não podemos esquecer que no inverno neva e faz muito frio em Santa Fé). Pelos três andares do prédio estão distribuídas mesas e salas de estudo, sofás, uma daquelas fontes por onde a água fica correndo e fazendo aquele som bem característico…tem até uma sala para assistir a filmes.

Greer Garson e Buddy Fogelson, amigos e patronos da SFUAD

A história da Fogelson Library é curiosa. Construída em 1970, ela foi chamada assim em homenagem a Buddy Fogelson, um milionário do setor petroleiro que era casado com Greer Garson, atriz de Hollywood. Eles eram considerados amigos e patronos da Saint Michael High School (como era chamada a SFUAD nesta época). A biblioteca foi uma doação do casal. Ambos são falecidos, mas o legado que deixaram para a SFUAD é lembrado até hoje.

Imagem da década de 70, da cerimônia de inauguração da Fogelson Library

Confesso que não vi nenhum filme estrelado pela Greer Garson (que também dá nome aos estúdios aqui da SFUAD), mas neste período aqui na universidade já pudemos perceber que o trabalho dela é muito valorizado por aqui (principalmente por ela ter escolhido o Novo México para viver com Buddy e, claro, por ter apoiado tanto a universidade). Ela era uma boa atriz: concorreu ao Oscar diversas vezes nos anos 40 e ganhou uma vez em 1942, como protagonista, pelo filme Rosa da Esperança.

Agora, depois de tantas explicações… convido você para um passeio pelo meu best place aqui no SFUAD!

Um comentário sobre “My best place at SFUAD: Fogelson Library